-
Arquitetos: STUDIO MOTLEY
- Área: 420 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Neelanjana Chitrabanu
Descrição enviada pela equipe de projeto. O briefing do cliente era incomum. Enquanto, por um lado, eles queriam organizar festas e reuniões de família, eles também tinham em mente usar o espaço como um refúgio de finais de semana apenas para os quatro, para experimentar o ar livre, cultivar e se conectar. Como tal, não deveria haver nenhum quarto, apenas alguns espaços de estar, abrindo-se um para o outro e se espalhando para o ar livre. Há apenas um espaço no primeiro andar, com portas deslizantes dobráveis, que podem fornecer alguma privacidade quando necessário.
Assim, nossa abordagem foi criar uma casa relativamente pequena, mas com grandes áreas semi-cobertas que pudessem abrigar as reuniões maiores. À medida que a discussão sobre o volume crescia, a ideia da fazenda foi elaborada, por isso, incluímos um espaço para armazenamento dos produtos da naturais e também um estábulo, junto com alojamento de caseiro. A ideia aqui era usar técnicas simples e tradicionais de construção com todos os benefícios inerentes dos sistemas passivos para garantir uma vida confortável.
A premissa básica para a casa da fazenda era que, enquanto estamos fornecendo abrigo, estamos cientes do ambiente natural, do clima e dos elementos. A casa incentiva esse envolvimento com o exterior com um limiar elaborado entre o interior e o exterior - uma grande varanda que envolve a sala principal.
O volume foi posicionado em direção ao extremo norte e inferior de um terreno levemente inclinado. Um tanque aberto, que recebe o escoamento das águas pluviais de todo o terreno de 2 hectares, é colocado entre a fazenda e a casa, que deve ser usado para a extensa vegetação e paisagismo em andamento. As encostas naturais e os padrões de drenagem do local foram mantidos e qualquer excesso de água da chuva é direcionado do tanque aberto para o poço próximo.
A planta tem a forma de dois volumes retangulares, abrigando as principais áreas de estar e a ala de serviço, que se escalonam entre si criando uma sequência de varandas, entradas e pátios. As paredes, construídas com terra escavada, têm perfil inclinado e são rebocadas com barro natural. A cobertura é composta por treliças de madeira, feitas de cedro vermelho, e telhas rústicas artesanais com placas de cimento. Óxido cinza para o piso e uma escada de madeira maciça com corrimão metálico completam a paleta de materiais.